segunda-feira, 27 de maio de 2013

App para iPhone faz diagnóstico de exame de urina rotina, mas é questionado pelo FDA


app uChek usa uma fita de análise de urina (dipstick) compatível com os modelos Siemens Multistix SG10®, Siemens Multistix SG®, Siemens Uristix®, Bayer Keto-Diastix®and Bayer Diastix® que vem em um kit, juntamente com um padrão de cores e caixa de papelão usada para fotografar a fita.  A foto tirada via app uChek é analisada e o resultado pode ser salvo ou enviado por email.

















A empresa Biosense Technology, baseada na Índia, teve seu produto testado em 2 estudos nesse país onde a precisão do analisador de urina uChek foi comparável ao Uri-Plus 200 e outros máquinas semi-automáticas de urina disponíveis comercialmente.

O produto foi divulgado na TED 2013, com o app disponibilizado gratuitamente na AppleStore e pela primeira vez na história o FDA  envia uma carta à empresa, onde questiona que o telefone e o dispositivo como um todo funcionam como um leitor de tira automatizado, necessitando assim a liberação e autorização do FDA para o conjunto.

Há outros apps que fazem diagnóstico, como por exemplo o SkinVision e Skin Cancer App, que com base em algorítomos matemáticos fazem diagnóstico de melanoma usando a câmera do iPhone ao fotografar uma lesão de pele. Não consegui achar qualquer menção a aprovação do FDA a esses apps. Acho que o app uChek foi o primeiro caso questionado pelo FDA e me pergunto se outros apps estarão na mira dessa nova regulamentação.
Site: https://sites.google.com/site/ucheksystem
Facebook: https://www.facebook.com/UChekApp

App para iPhone faz diagnóstico de exame de urina rotina, mas é questionado pelo FDA é um post original do TI Medicina. Quando for copiá-lo, adiconar os devidos créditos.